quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

-Entrevista

A Maria Lourinhã foi entrevistada pelo programa de rádio Vidas Alternativas a propósito da nossa exposição "Parece que é da Lourinhã" no restaurante No Carvão (ou talvez não).

PARTE I

PARTE II

segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

Tieta do Agreste vol.2 - Jorge Amado

Sentado à mesa de despacho do prefeito, Ascânio Trindade estuda o programa de festejos da inauguração da luz da Hidrelétrica, a ser apresentado à Câmara Municipal para a devida aprovação, em sessão próxima. Cabos e fios devem chegar a Agreste dentro de um mês, mais ou menos, segundo cálculo dos engenheiros. Ascânio pretende celebração à altura do evento - os postes de Paulo Afonso representam o primeiro, histórico passo do município no caminho de volta à prosperidade. Quem sabe, além dos engenheiros, comparecerá algum director da Companhia do Vale do São Fransisco, um bam-bam-bam da política, do governo federal? (contracapa do livro)
A Maria Lourinhã é uma Crossing Zone, ver:
http://marialourinha.blogspot.com/2009/01/bookcrossing-zone-na-lourinh.html
Encontrou este livro? Deixe um comentário!

Tieta do Agreste vol.1 - Jorge Amado

Nesta embrulhada, cujos nós começo a desatar, quem merece nome em placa de rua, avenida ou praça, artigos laudatórios, homenagens, comendas, cidadania, ser proclamado herói? - digam-me os senhores. Aqueles que propugnam pelo progresso a todo o custo - pague-se o preço sem reclamar, seja qual for - a exemplo de Ascânio Trindade? Se pagasse com a vida, teria pago menos caro. Se não forem eles, que outros? Não há-de ser a Barbozinha ou a dona Carmosina, a Dário, comandante sem tropa a comandar, que se confira tais honrarias, muito menos a Tieta, melhor dito, à madame. As palavras também valem dinheiro, herói é vocábulo nobre, de muita consideração.
Agradecerei a quem me elucidar quando juntos chegamos ao fim, à moral da história. Se moral houver, do que duvido. (contracapa)
A Maria Lourinhã é uma Crossing Zone, ver:
Encontrou este livro? Deixe um comentário!

As Aventuras de Robinson Crusoe - Daniel Defoe


Aconteceu que um dia, por volta do meio-dia, quando me dirigia para o meu barco, fui extremamente surpreendido com a pegada de um pé descalço de homem na praia, que era tão plano que podia ser visto na areia. Eu fiquei como se um raio me tivesse atingido ou como se tivesse visto uma aparição. (contracapa)

A Maria Lourinhã é uma Crossing Zone, ver: http://marialourinha.blogspot.com/2009/01/bookcrossing-zone-na-lourinh.html

Encontrou este livro? Deixe um comentário!

Daniela Sabe o que Quer - Barbara Schwindt

Daniela tem 16 anos, mas já sabe o que quer. Depois de ter trabalhado 3 semanas num jardim de infância, está convencida de que descobriu a sua vocação. Mas os obstáculos sucedem-se e só um ano mais tarde poderá começar a sua formação profissional. Inesperadamente, um velho amigo do pai vem visitá-los e faz uma proposta: e se a Daniela passa-se um ano em Munique a olhar pelos filhos dele? (contracapa)
A Maria Lourinhã é uma Crossing Zone, ver:
Encontrou este livro? Deixe um comentário!

Fazes-me Falta - Inês Pedrosa

É o 1º livro a ser libertado na Maria Lourinhã!

Contado em duas vozes - uma delas a de algúem que acaba de morrer - o livro entrecruza o olhar de duas gerações, e traça a história de uma amizade profunda e sem ponto final, com todas as suas reminiscências, remorsos e tesouros....(contracapa do livro).

A Maria Lourinhã é uma Crossing Zone, ver: http://marialourinha.blogspot.com/2009/01/bookcrossing-zone-na-lourinh.html
Se o encontrou... deixe um comentário!

Bookcrossing Zone na Lourinhã

A Maria Lourinhã deciciu associar-se a esta inciativa e fomentar os hábitos de letura dos lourinhanenses!

O Bookcrossing é um clube de livros global, que atravessa o tempo e o espaço. É um grupo de leitura que não conhece limites geográficos. Os seus membros gostam tanto de livros que não se importam de se separar deles, libertando-os, para que possam ser encontrados por outros.
O objectivo do Bookcrossing é transformar o mundo inteiro numa biblioteca... (podem ver o resto do texto em http://www.bookcrossing-portugal.com/).

Vamos libertar os nossos livros das estantes poeirentas e iniciá-los numa viagem que pode correr pelo mundo inteiro. Cada pessoa que leva um livro dá entrada do achado no site (quem o libertou fica a saber por onde anda), lê-o e torna a libertá-lo. Os utilizadores desta biblioteca mundial recebem um aviso que um determinado livro foi liberto em tal sítio e depois podem ir à caça do livro libertado!

Uma Crossing Zone é um local estabelecido pelos bookcrossers, onde se podem libertar livros ou procurar outros que estão já em viagem. Encontra-se geralmente identificada com cartazes alusivos ao Bookcrossing. A Maria Lourinhã é agora uma Crossing Zone.

Está oficialmete aberta a época de caça ao livro na Lourinhã!

quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

Exposição "Parece que é da Lourinhã"

CONVITE
A Maria Lourinhã vem convidar a conhecer o Restaurante "No carvão (ou talvez não)", com gerência de Nelson Furtado (ilustre lourinhanense), em Alfornelos. Este original Restaurante não conforta só o estomago mas também a alma. Há regularmente eventos culturais como exposições e tertúlias com personalidades das artes, da política etc...
"Grelhados e assados, doces ou salgados; aqui o tempo corre, cozinhado a preceito. Com azeite ou com limão, da terra ou do mar, arde a brasa, o carvão, ferve a chapa, ou talvez não... "

Pode conhecer melhor este espaço e as suas tertúlias no blog http://www.tertuliasnocarvao.blogspot.com/ .

A partir de dia 26 de Janeiro inaugura a exposição "Parece que é da Lourinhã" com artigos produzidos pela Maria Lourinhã e os colaboradores habituais desta.

com os melhores cumprimentos,
Ângela Mateus e Sandra Fonseca





















Postais Maria Lourinhã viajam pelo mundo

Os nossos postais têm feito muito sucesso. As belas fotos da nossa Ana Luz Pignatelli mostram alguns dos pontos mais bonitos da vila e do concelho da Lourinhã.

Através de uma comunidade online, www.postcrossing.com,
viciada em receber e enviar postais pelo correio, eles andam a correr o mundo.
Podem ver o percurso de alguns dos nossos postais em:
http://www.postcrossing.com/postcards/PT-70059
http://www.postcrossing.com/postcards/PT-69624
http://www.postcrossing.com/postcards/PT-69060
http://www.postcrossing.com/postcards/PT-68492

É uma colecção de 8 postais. Estes são os restantes:






























quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

Fotos da festa




A inauguração da Cervejaria Castelo foi um sucesso!










segunda-feira, 12 de janeiro de 2009


Exposição: “Igreja do Castelo”
12 a 25 de Janeiro 2009

A Igreja do Castelo é, indubitavelmente, o monumento ex libris da Lourinhã. Considerado Monumento Nacional em 1922, foi mandada re-erguer no século XIV, nos moldes actuais, pelo Arcebispo de Braga, D. Lourenço Vicente, um natural da Lourinhã e conselheiro do Rei D. João I, Mestre de Aviz.
Tendo sido o ponto edificado mais alto da Lourinhã, até há bem pouco tempo, o seu estilo gótico, sóbrio, parece que vela pela nossa vila.
A forma mais bonita de se apreciar a majestosidade deste monumento é subir a Rua da Misericórdia até chegar às escadinhas que lá conduzem.
É com muito orgulho que a Maria Lourinhã, vê chegar como vizinha a nova Cervejaria Castelo e, associando-se à sua inauguração, decidiu promover uma exposição colectiva sobre a “Igreja do Castelo”.

Bem vindos e felicidades Cervejaria Castelo.

Maria Lourinhã

domingo, 11 de janeiro de 2009

Colecção Chita

A Maria Lourinhã está também a criar uma linha de artigos em chita. Quermos valorizar estes padrões tão genuinamente portugueses!

Mala Chita ML
Mala em ganga macia forrada com chita, com aprox 25cmx25cm. Fecho com velcro e aplicação de roseta de lã em crochet de cor a combinar com a chita. Várias cores disponíveis.



Babete chita ML
Babete em chita na vertical (ou na horizontal) com viés a combinar. Forro de algodão, enchimento de acrílico e fecho com velcro. Disponível com outras cores, por encomenda.


Maria Chita ML
Boneca de pano, com aprox. 41cm, de vestido e touca de chita e roupa interior em algodão branco, com acabamentos perfeitos. Disponível em diferentes versões (roupas e etnias), por encomenda


Par de meninas chita
Bonecas Maria Chita ML de mãos dadas. Vestidos e toucas de chita e roupa interior em algodão branco, com acabamentos perfeitos. Disponível em diferentes versões (roupas e etnias), por encomenda.

sábado, 10 de janeiro de 2009

Bonec@s


Par de bonecos rurais
Par de velhotes muito queridos, sentados sobre pedaço de cortiça. Cada boneco tem aprox. 38cm de altura (+ cortiça). Disponível em versões H-H, M-M, H-M. Cada par é único.





Par de bonecos rurais mini
Par de velhotes muito queridos, sentados sobre pedaço de cortiça. Cada boneco tem aprox. 15cm de altura (+ cortiça). Disponível em versões H-H, M-M, H-M. Cada par é único.








Avózinha
Pequena boneca de uma querida avó com aprox. 20cm.








Bruxa
Bruxa que voa, com aprox. 23cm com vassoura para pendurar.









Maria Morena ML
Boneca de pano, com aprox. 41 cm, de vestido e touca colorido e roupa interior em algodão branco, com acabamentos perfeitos.









Maria Chita ML
Boneca de pano, com aprox. 41cm, de vestido e touca de chita e roupa interior em algodão branco, com acabamentos perfeitos. Disponível em diferentes versões (roupas e etnias), por encomenda.

Par de meninas chita
Bonecas Maria Chita ML de mãos dadas. Vestidos e toucas de chita e roupa interior em algodão branco, com acabamentos perfeitos. Disponível em diferentes versões (roupas e etnias), por encomenda.



+ Arco-íris

Seguem-se alguns artigos de utilização pessoal:

Bolsa arco-íris ML
Pequena bolsa para levar um livro de cheques, lenços de papel, ou outras coisas pessoais. Em tecido às riscas na horizontal com viés a combinar. Forro de algodão e fecho de velcro. Disponível com outras cores, por encomenda.


Saco Pão-por-Deus ML
Pequeno saco para levar o lanche para a escola (ou para o escritório!)Em tecido às riscas na vertical com cordel para fechar. Forro de algodão. Disponível com outras cores, por encomenda.






Bolsa para óculos ML
Em tecido às riscas na horizontal. Fecho com velcro, forro de algodão e enchimento de acrílico. Disponível com outras cores, por encomenda.

Arco-íris na cozinha

Aqui estão mais alguns artigos Maria Lourinhã para dar alegria a qualquer cozinha:

Par de pegas arco-íris ML
Pegas em tecido às riscas com viés a combinar. Forro de algodão e enchimento de acrílico. Disponível com outras cores, por encomenda.









Babete arco-íris ML
Babete em tecido às riscas na vertical (ou na horizontal) com viés a combinar. Forro de algodão e enchimento de acrílico. Disponível com outras cores, por encomenda.








Individual arco-íris ML
Individual com aprox. 34x46cm em tecido às riscas diagonais com viés a combinar. Forro de algodão e enchimento de acrílico. Disponível com outras cores, por encomenda.



Individual grande arco-íris ML
Individual grande com aprox. 41x49cm em tecido às riscas horizontais (ou verticais) com viés a combinar. Forro de algodão e enchimento de acrílico. Disponível com outras cores, por encomenda.


Saco do pão ML
Tradiacional saco do pão com aprox. 29x38cm em tecido às riscas horizontais (ou verticias). Forro de algodão e fecho com lã entraçada. Disponível com outras cores, por encomenda.

Avental arco-íris ML
Avental em tecido com riscas verticais (ou horizontais). Grande bolso arredondado com riscas na horizontal (ou na vertical). Viés a combinar e forro de algodão. Disponível com outras cores, por encomenda.

Arco-íris no quarto

Agora a colecção arco-íris está muito maior!

Colcha arco-íris ML
Colcha de cama de casal com 2,5x2,5m composta de 6 tiras de malha coloridas forrado com tecido de algodão forte de cor lisa (igual a uma das riscas). Esta manta pode ser arco-íris ou ser composta por outras cores disponíveis. Aceitam-se encomendas com sinalização.


Almofada malha arco-íris ML
Fronha de almofada aprox. 42x42cm (interior amovível e opcional) com forro em ganga macia ou algodaõ forte liso (igual a uma das riscas) e aplicação na frente em malha às riscas a combinar com a colcha. Fecho atrás em velcro. Disponível com riscas em outras cores, por encomenda. Perfeita com a almofada de enchimento 40x40cm, também disponível.


Almofada malha lisa ML
Fronha de almofada aprox. 42x42cm (interior amovível e opcional) com frente em malha tricotada de cor única e com forro em ganga macia ou vichy aos quadradinhos a combinar. Perfeita para combinar com colchas e almofadas arco-íris!

Almofada rosetas arco-íris ML
Fronha de almofada aprox. 42x42cm (interior amovível e opcional) em ganga macia com aplicação de 36 rosetas de crochet em lã. Remate com viés e fecho de velcro. Disponível também com outras combinações de cores, por encomenda. Perfeita com a almofada de enchimento 40x40cm, também disponível.





Almofada arco-íris ML
Fronha de almofada aprox. 42x42cm (interior amovível e opcional) com frente em tecido às riscas e costas com tecido liso de cor única (igual a uma das riscas). Remate com viés a combinar e fecho de velcro. Disponível também com outras combinações de cores, por encomenda. Perfeita com a almofada de enchimento 40x40cm, também disponível.



Lagarta fofa ML
Travesseiro em rolo com 2,5m em lã tricotada às riscas. Cabeça e rabo decorados com técnicas artesanais de forma simpática para criar um boneco único! Disponível também com outras combinações de cores, por encomenda.



Travesseiro arco-íris ML
Travesseiro em rolo com 2,5m em malha tricotada às riscas. Pontas do travesseiro rematado com rosetas de lã em crochet. Disponível também com outras cores, por encomenda.

Travesseiro pequeno arco-íris ML
Travesseiro em rolo com 1,5m em malha tricotada às riscas. Disponível também com outras cores, por encomenda.

quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

Evento - Jantar Ecológico

A Lourambi, Associação de Defesa do Ambiente do Concelho da Lourinhã, organiza um Jantar Ecológico, que decorrerá no Centro Cultura e Recreio da Moita dos Ferreiros, no próximo dia 24 de Janeiro, as 20h, onde será projectado um documentário sobre o património natural costeiro do concelho, e serão apresentadas as actividades propostas para 2009/10, entre as quais a 'Campanha de Recolha de Óleos Alimentares Usados'

As inscrições devem ser efectuadas até dia 22 de Janeiro, via email para lourambi@gmail,com , via telefone para o número 939069827, ou entregues na Associação Juvenil "Tá a Mexer".
Ementa:

Entradas Diversas
Saladas
Feijoada à Transmontana
Feijoada Vegetariana
Buffet de Sobremesas


Preço:
- Sócios: 14€
- Não-Sócios 16€

quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

Nova exposição


CONVITE

Nova Exposição: “Igreja do Castelo”
2ª feira, 12 de Janeiro às 16h

Exposição temporária de vários autores com técnicas diferentes sobre o mesmo tema.
Para visitar de 12 a 25 de Janeiro, na Galeria da Maria Lourinhã.

Inauguração!


O novo restaurante vai abrir na próxima 2ª feira, a qual coincide com o aniversário do proprietário, Miguel Pinto!

A equipa do Miguel Pinto vai mudar de instalações de cara lavada e com novo nome: Cervejaria Castelo.

Para ajudar a festa a Maria Lourinhã vai ter uma nova exposição de vários autores e técnicas com o tema "Igreja do Castelo".
Para quem não conhece bem o centro da vila da Lourinhã, a igreja do Castelo fica ao cima da nossa rua, a velhinha R. da Misericórdia.